quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jureia - Um Paraíso Ecológico


Que tal uma ida até a Jureia?

Então vamos! 

Mas é só ir?

Prepare-se! A Jureia é Paraíso Ecológico e você precisa preservá-la!



Este Blog inicia com esta postagem porque minha turma do Mestrado em Ecologia, lá da Universidade Santa Cecília em Santos, vai neste feriado de 02/11 para o EEJI (Estação Ecológica Jureia Itatins) para uma Disciplina de Campo.


Chefiada pelos nossos queridos Mestres Walter Barrella e Milena Ramires, a equipe parte de Santos no dia 02/11 logo bem cedinho e retorna no dia 04/11.
Na bagagem muitos projetos, desejos, sonhos e a vontade imensa de conhecer mais essa natureza toda que nos pertence e pela qual todos somos responsáveis.


E, é claro, itens essenciais como protetor solar, boné, botas, repelente, kit de primeiros socorros, comida, cantil, binóculo, lanterna, óculos escuros, kit de higiene pessoal, roupas confortáveis e nada de salto alto ou mala de rodinhas. Lá tem areia e é preciso caminhar um bom trecho nela. Levar apenas itens necessários é essencial, pois terão de carregar na ida e na volta, faça sol ou chuva!


Ao chegar na Praia do Guaraú eles pegarão o barco e atravessarão para a Estação Ecológica Jureia Itatins, onde permanecerão no alojamento da Reserva.
O acesso à Estação só se dá por barco e caminhada. O Sérgio vai mandar um filminho dessa travessia pra conferirmos por aqui.

A Estação Ecológica

Em uma área de 79.830 hectares, e um perímetro de 216.100 metros, a Estação Ecológica da Jureia-Itatins é uma unidade de conservação da mata Atlântica, situada no litoral sul do estado de São Paulo. É a reserva de maior biodiversidade:Mata atlântica, floresta tropical pluvial de encosta e de planície, manguezal, restinga, praia arenosa e costão rochoso. A Estação funciona desde 20 de janeiro de 1986.



Situa-se nas divisas :
Cidade
Área
Iguape:
63.190,97 ha
Miracatu:
4.942,00 ha
Itariri:
3.270,00 ha
Peruíbe:
8.427,03 ha

Enquanto a turma vai e pesquisa bastante, eu fico por aqui colocando tudo o que está rolando por lá. 




Na volta deles faremos postagens do que encontraram, o que pesquisaram e muitas dicas pra quem quer ir também.



Até a volta... 

Gi Prado


Nenhum comentário:

Postar um comentário